10 Dicas simples do que NÃO FAZER em uma REDAÇÃO

1 – FUGA DO TEMA

Fugir ao tema solicitado pela prova é motivo para invalidar o texto, a FUVEST, por exemplo, informa em seu manual de candidatos que a fuga completa ao tema anula a redação. Veja o exemplo abaixo sobre esse ato. A proposta pedia uma dissertação sobre a utilização de animais em experimentos científicos, porém o candidato dissertou sobre o uso dos animais no trabalho e em ambientes de entretenimento.

 “Desde a colonização os animais estiveram ao lado da população, sendo utilizado como tração em transporte inicialmente na cana-de-açúcar e depois da mineração para o litoral do país, ao mesmo tempo serviu para a diversão como em touradas ou rinhas de galos, o que é mais comum no Brasil.”

2 – USO DE GÍRIAS

Utilizar gírias é aceitável em situações de comunicação informal no dia a dia com amigos e colegas. Em alguns textos narrativos também é aceita nos diálogos entre alguns personagens. Mas, em dissertações, artigos de opinião ou carta argumentativa usar gírias é algo que não cabe, pois é inadequado, uma vez que esses gêneros pedem uma linguagem formal.  

 

 3 – GÊNERO TEXTUAL DIFERENTE DO SOLICITADO

 Adotar o gênero textual solicitado na prova é de suma importância para não “zerar” e este é considerado um dos erros mais cometidos pelos estudantes. Por exemplo, a proposta pede uma dissertação e o candidato faz um poema ou crônica. A característica pertinente da dissertação é a defesa de uma tese por meio de argumentos lógicos e convincentes.

No exemplo abaixo a proposta pedia uma narração sobre personagens que se deslocariam de um país a outro em função dos movimentos migratórios, porém o candidato expôs suas ideias através da dissertação do tema. 

 “Quando pensamos na palavra ‘fronteira’ é quase inevitável relacioná-la ao limite geográfico de uma região. Porém, se analisarmos esse termo com mais cautela, veremos que ele possui um significado muito mais amplo do que apenas o de ‘divisa’.”

4 – LINGUAGEM REBUSCADA (ESCREVER MUITAS PALAVRAS DIFÍCEIS)

Os candidatos devem evitar uma sofisticação artificial no texto escrito, pois o vestibular exige que a linguagem utilizada seja cabível a alguém que concluiu o ensino médio. Rui Barbosa certa vez proferiu as seguintes palavras a um ladrão que ousava entrar em sua residência para roubar-lhe algumas galinhas:  “Se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.”  O ladrão ficou sem saber se poderia ou não roubar as galinhas pois não conseguiu compreender a linguagem rebuscada do jurista, não sabemos se toda essa história é verídica, mas sabemos que se você dificultar muito a escrita, você pode perder alguns pontos importantes.

 

5 – DESLIZES DE ORTOGRAFIA E CONCORDÂNCIA

 Na prova de redação espera-se que o candidato corresponda às expectativas de conhecimentos e opiniões adequados para quem concluiu o ensino médio, portanto, deve ter a capacidade de demonstrar isso através da escrita clara, concisa e coerente, de modo que seus argumentos sejam pertinentes.

6 – LETRA ILEGÍVEL

Escrever legível é de suma importância para a estética textual, do mesmo modo que colabora para a organização e compreensão do texto. Errou uma palavra? Risque-a e continue escrevendo.

 

7 – CLICHÊS E FRASES FEITAS 

Devem ser evitadas a todo custo, pois não trazem informações novas e costumam revelar falta de criatividade por parte do emissor. Em uma redação, espera-se que o candidato utilize o vasto vocabulário da língua portuguesa para expressar suas ideias, de maneira que evite frases feitas como: “fechar com chave de ouro”, “chave para a felicidade”, “o tiro saiu pela culatra”, “dar a volta por cima” “desde os primórdios da humanidade”, entre outros.

8 – GERÚNDIO

Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante. 

9 – COMEÇAR PELA PROVA OBJETIVA

Comece pela Redação! Pois além de estar com sua mente mais tranquila. EM ÚLTIMO CASO, se seu tempo estiver acabando, será fácil “chutar” as questões da prova objetiva. 

 

10 – EVITE REPETIÇÃO

Evite repetir a mesma palavra , pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição de palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida. 

Responsive image

Prof. Matheus Gustavo


5 comentários no post “10 Dicas simples do que NÃO FAZER em uma REDAÇÃO

Deixe uma resposta